segunda-feira, 27 de abril de 2009

Em 1789, os revolucionários franceses evocaram o lema: Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), em um dos maiores movimentos socias e políticos da história do Ocidente. Em que medida essa proposta revolucionária se concretizou? Mais de duzentos anos depois, a humanidade assiste atônita à persisténcia da fome, da violência racial, da intolerância sexual, política e religiosa, do neonazismo, dos conflitos étnics, da desigualdade ecovnômica e de tantos outros males que os seres humanos vê cometendo contra sua própria espécie.
Tal como o escritor e jornalista marroquino Tahar Ben Jelloun, temos vontade de dizer: "Parem de vender armas ao mesmo tempos que celebram os direitos do homem e o bicentenário de uma revolução!".
Se, por um lado, em 1789 uma idéia mudou o mundo, por outro, ainda há muito o que aprender com a Revolução Francesa. Liberdade, igualdade e fraternindade. para quem?
Trecho retirado do livro: História - Das cavernas ao terceiro milênio (Patrícia Braick e Myriam Mota)

Ter tatuagem, cabelo grande, andar de preto, andar de rosa, ser gay ou ser idiota. Tudo vira comentário, se não virou traficante de drogas é usuário, ou é doente, ou precisa estudar ou precisa ser menos fútil, ou precisa... Cadê a liberdade?
Fico pensando, porque quem é rico tem mais direito a um juiz bondoso e compreensivo do que eu? Porque os homens acham que as mulheres devem ficar em casa, limpando, lavando, cozinhando e quando chegam em casa elas não têm direito a ter dor de cabeça? Onde foi parar a igualdade?
Cobra comendo cobra. É que acontece todos os dias em milhões de empresas públicas e privadas por todo o mundo. Claro, ter sempre uma boa relação($) com o chefe é fundamental para um bom ambiente de trabalho. "Se eu for promovido, você que se fôda(?). Tomara que fique sentado nessa cadeira nesse cargo chinfrim o resto da vida" Esse é um bom exemplo de fraternidade?

É de fato eu acho que os filósofos da Revolução Francesa foram bem aventurados em suas teorias. Os livros de História agradecem por mais uma. A prática? Se a França tivesse sido um país de pura Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que é o que os filósofos franceses desejavam a todos baseado nas teorias iluministas, girondinos e jacobinos não deveriam ter brigado pelo poder, deveriam? Porque se eu acho que meu modo de governar é melhor do que o seu, se você é meu rival, e se eu não me importo com você e seus dependentes. Só me importa aqueles a quem eu represento. Acho que nessa brincadeirinha de supôr os ideais da Revolução já foram quebrados né?

Ahhh, e quanto aos Direitos do Homem e do Cidadão, penso que o único direito que nós temos hoje, é de morrer de fome caso não trabalhemos. O que nos faz ter que ter um curso superior, o que nos leva a ter que ter feito um bom ensino médio(sem levar em conta as particulares sem qualidade e as cotas), o que nos leva a ter tido dinheiro pra pagar essa escola, o que levou nossos pais a fazer o mesmo que você está fazendo hoje pra "se dar bem na vida". A outra opção é dar o "jeitinho brasileiro".
(Cayo de Carvalho)

Ehrr, me empolguei! =P Até a próxima!



Dica de música:
Within Temptation - Mother Earth

6 comentários:

  1. Porque os homens acham que as mulheres devem ficar em casa, limpando, lavando, cozinhando e quando chegam em casa elas não têm direito a ter dor de cabeça? adorei , na verdade gostei de tudo , so que essa parte é meio humor ,nem sei se negro mas...

    ResponderExcluir
  2. gO que nos faz ter que ter um curso superior, o que nos leva a ter que ter feito um bom ensino médio(sem levar em conta as particulares sem qualidade e as cotas), o que nos leva a ter tido dinheiro pra pagar essa escola, o que levou nossos pais a fazer o mesmo que você está fazendo hoje pra "se dar bem na vida". A outra opção é dar o "jeitinho brasileiro".

    Arrg.. eu TENHO que passar no vestibular :S

    adorei mesmo o texto caynho!! :D
    [e eu não sou bruta! :bb]

    ResponderExcluir
  3. Hmm... é para mim? Risos.

    Os lemas revolucionários, assim como o "Faça amor, não faça guerra", "É proibido proibir", fazem a cabeça de pessoas das mais diversas gerações. E claro, queremos que eles sejam realidadade, uma realidade da Humanidade que mata irmãos em prol de (como eles dizem) um bem maior.

    A Revolução Francesa é importante para entendermos o mundo contemporâneo porque foi com ela que uma classe até então subalterna conseguiu um lugar de destaque antes destinado somente ao clero e a nobreza. Claro que ela também é importante por outros motivos... mas nos apegarmos a eles e ficarmos idealizando como o mundo seria melhor se os preceitos fossem seguidos à risca, não é o melhor a fazer.

    Acredito que se tentarmos ser boas pessoas, agirmos de forma correta, fazermos o bem, já estaremos contribuindo para um mundo melhor. Não acha?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pois é. O triste é ver que a Revolução Francesa tentou conscientizar o mundo disso e não conseguiu. =//

    ResponderExcluir